De olho na expansão e na inovação, a SoftExpert marcou presença na Hannover Messe 2025 – o maior evento de tecnologia industrial do mundo – reforçando sua atuação no mercado europeu e se conectando às principais tendências que estão moldando o futuro da indústria global. Realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril, na Alemanha, a participação no evento representou mais que visibilidade: foi um movimento estratégico da multinacional especializada em software para conformidade e governança.
Durante o evento, Tobias Schroeder, CEO da SoftExpert Alemanha, destacou a importância da participação para fortalecer o posicionamento da empresa no cenário internacional. “A Hannover Messe é um ponto de encontro das mentes mais inovadoras do setor industrial, e estar presente como expositor reforça nosso compromisso com a transformação digital nas empresas. Aproveitamos a oportunidade para apresentar nossa nova marca e, principalmente, para mostrar como nossas soluções em automação e inteligência artificial podem impulsionar a eficiência operacional de companhias globais – especialmente nas indústrias que lideram o mercado europeu.”

Inteligência artificial e transformação digital em foco
Na Hannover Messe, o foco foi a transformação digital, com destaque para a inteligência artificial e suas implicações na indústria 4.0. De acordo com um estudo da Statista, o mercado de inteligência artificial na Europa deve atingir um crescimento anual de 35%, impulsionado pela adoção de tecnologias que visam aumentar a competitividade das empresas no cenário global. “A inteligência artificial é a chave para a transformação digital no setor industrial, e a SoftExpert está posicionada para ajudar as empresas a adotarem essas soluções de forma eficiente, com impacto direto nos seus resultados financeiros e operacionais”, destacou Tobias.
A presença de países parceiros, como o Canadá na edição de 2025, também foi um dos pontos altos da Hannover Messe. Para empresas com atuação internacional, como a SoftExpert, esse cenário representa uma oportunidade valiosa de fortalecer conexões estratégicas e expandir sua presença em mercados-chave ao redor do mundo. “Estar no centro desse diálogo é fundamental para alinharmos nossas soluções com as necessidades de mercados que estão cada vez mais demandando inovação tecnológica e digitalização dos seus processos”, completou Tobias.
Networking e oportunidades de parcerias estratégicas
O evento integrou uma missão internacional para promover empresas brasileiras no exterior. A ação teve como foco a Alemanha, incluindo a participação na feira Hannover Messe e visitas estratégicas em Berlim.
Durante a etapa em Berlim, a programação incluiu visitas a empresas, institutos de pesquisa e agências de apoio ao desenvolvimento de negócios. A SoftExpert aproveitou a oportunidade para se engajar em atividades intensas de networking, uma estratégia fundamental para expandir sua presença no mercado europeu. Entre os encontros realizados, destacam-se reuniões com a Deutsche Bahn, o Fraunhofer Institut e o polo tecnológico Adlershof. Essas interações reforçaram o interesse crescente por soluções que promovem a transformação digital de processos em empresas de diferentes setores.
Segundo Tobias, "as interações com potenciais clientes e parceiros na Alemanha foram extremamente positivas. Muitas das empresas que atendemos, inclusive algumas grandes corporações alemãs, já reconhecem a SoftExpert como um aliado para impulsionar seus processos de transformação digital. Com isso, estabelecemos novas possibilidades de parceria, que certamente gerarão oportunidades de negócios para todos."

Uma visão para o futuro: fortalecendo a marca no mercado europeu
Com dados da McKinsey & Company indicando que, até 2026, a Europa será o maior mercado global para software empresarial e soluções digitais, a SoftExpert mantém o foco na expansão de suas operações no continente. “Estamos vivendo um momento de crescimento acelerado no setor de tecnologia, e participar de eventos como este é fundamental para acompanhar as tendências e inovações que surgem a cada dia. Precisamos continuar marcando presença em eventos de grande visibilidade, feiras e publicações, com o objetivo de fortalecer ainda mais nossa marca nos mercados internacionais,” pontua Tobias.
Nesta edição da Hannover Messe, o Canadá foi o país parceiro oficial, enquanto o Brasil já está confirmado como o país parceiro para 2026. Alguns painéis da programação deste ano abordaram temas relacionados ao Brasil, antecipando discussões que devem se intensificar nas próximas edições.
A participação da SoftExpert na feira foi parte de uma iniciativa promovida pelo projeto Brasil IT+, do qual a empresa é membro por meio de sua operação no Brasil. Financiado pela ApexBrasil e coordenado pela Softex, o projeto organiza missões internacionais com o objetivo de promover empresas de tecnologia brasileiras no cenário global.